CEDAIOR – Albert Raymond Costet de Mascheville

“Albert Raymond Costet de Mascheville, descendente do Conde de Banayis, de Chabanai, Seguir, Mascheville, nasceu em Valence, França em 01/07/1872.

Aos 7 anos, grandemente entusiasmado pela música, levando um professor à sua casa, convenceu seu pai a deixar-lhe seguir a carreira artística.

Com 12anos mereceu o prêmio Estado e recebeu uma bolsa para seguir seus estudos no Convervatório de Paris.

Aos 14 anos deixou a casa paterna, ingressando no Conservatório em 1885, ganhando seu próprio sustento dando lições e trabalhando em Orquestra. Então, em Paris, várias pessoas de grande destaque na arte, como na Ciência e na Filosofia, interessaram-se pelo menino que diziam “sincero, inteligente, fora do comum.

Com 14 anos foi aluno do astrônomo Camille Flamarion, entrando em contato com espiritualistas, maçons e ocultistas que reconheciam nele predicados e valores intelectuais e morais, muito diferentes que em outros meninos de sua idade. Com grande dedicação e interesse encarregaram-se pela sua educação e estudo.

Com 18 anos, foi iniciado na Maçonaria. Aos 24 anos foi encarregado, pelo Instituto de Altos Estudos Orientais de Paris em Missão no Oriente. Dois anos depois regressa a Paris, sendo encarregado de Cursos e Conferências na Associação Politécnica. 

Colaborou com todos os grandes filósofos e espiritualistas na grande reforma que se efetuou na França nos anos de 1893, 1895 e 1898. Entre os que tomaram o jovem como discípulo e colaborador pode-se citar Estanislau de Guaíta, Papus, Durville, Blavatski, Steinene, Richet, Coronel Rachas Scure, Leon Denis.

Simultaneamente, colaborava em diversas fundações artísticas. Todo o tempo que sua atividade artística deixava-o livre, dedicou-se aos seus ideais espiritualistas. Dedicou-se também à ciência, tendo feito descobrimentos importantes na acústica, na mecânica e na  Astronomia.

Em 1910 chegou à conclusão que a Europa estava ante o princípio de sua derrocada, deixou Paris e dirigiu-se para a América do Sul. Argentina, Goiás, São Paulo e finalmente, em1941, Porto Alegre onde se fixou.

Por onde passou, realizou boas obras, inaugurou Conservatórios de Música, Institutos de Ciência, Escolas Espiritualistas. “

Texto de Leo Costet de Mascheville

Mapa Natal

Rolar para cima