A avó dos hippies

Em 01 de Novembro de 2023, Paulo César Teixeira editou uma excelente matéria em seu site “rua da margem” (https://ruadamargem.com), sobre a vida e obra de Emma de Mascheville, com o título “A avó dos hippies”.

Transcrevemos abaixo parte inicial da matéria, rica em detalhes sobre D. Emy. Para ter acesso à matéria completa clique aqui.

Lá pela metade dos anos 1970, um bando de jovens cabeludos bateu à porta da casa na Rua Tiradentes, nº 260, no bairro Floresta, em Porto Alegre. Quase todos vestiam túnicas de algodão e calçavam sandálias de couro, acompanhando a moda hippie da época. Estavam atrás de uma senhora que, naquele endereço, fazia mapa astral e ensinava astrologia – àquela altura, o tema já fazia parte das conversas cotidianas da galera.

— Finalmente — disse Emma de Mascheville, a Dona Emy, ao abrir a porta do sobrado, no quarteirão entre as Ruas Ramiro Barcellos e Dr. Vale (como a maior parte do casario da Tiradentes, a construção foi demolida nas décadas seguintes).

Em seguida, arrastando o sotaque alemão, a astróloga completou:

— Estou esperando por vocês há mais de 30 anos.

A frase enigmática fazia sentido, como veremos adiante. Antes, vamos saber um pouco mais sobre essa personagem fascinante, que se transformou numa das mais respeitadas vozes da astrologia no Brasil.

Além de calcular mais de 10 mil mapas astrológicos, ao longo de 78 anos de sua existência, dona Emy desenvolveu uma doutrina pessoal e intransferível sobre a relação do cosmos com a vida humana, Fez isso com base não apenas em estudos teóricos, mas também na observação da natureza e a partir da própria vivência, repleta de acontecimentos inesperados e desafiadores.

Nessa doutrina, sem modelos fixos e irrevogáveis de interpretação, a astrologia é, antes de tudo, uma ferramenta de autoconhecimento:

— Aos que nos perguntam se acreditamos na astrologia, devemos responder: “Não, apenas a observamos!” — dizia ela.

ACESSE A MATÉRIA COMPLETA E SAIBA PORQUE D. EMY FOI CONHECIDA COMO “AVÓ DOS HIPPIES”

CLIQUE AQUI

ACESSE NO YOUTUBE O PODCAST DE PAULO CESAR TEIXEIRA COM AMANDA COSTA

Rolar para cima