O Espectro
Transcrevemos parcialmente nesta página, alguns ensinamentos de Emy, publicados pela revista Planeta em junho de 1975. Estess ensinamentos encontram-se na íntegra no livro “Luz e Sombra”.
Na sequência uma breve introdução sobre a Teoria de Luz e Sombra.
A Tri-unidade da Luz
A luz se divide em três cores básicas: vermelho, azul e amarelo. Essas três cores formam o triângulo das energias criadoras chamado Tri-unidade da Luz, que as religiões transmitiram sob a forma da Trindade Divina.
Toda irradiação se reflete no sentido oposto. Quando irradiadas essas cores são chamadas signos de fogo e quando refletidas, são os signos de ar.
As cores básicas mais suas irradiações formam o símbolo da estrela com dois triângulos, um ascendente e um descendente.
Entre o facho da vibração irradiada e a vibração refletida, formam-se as cores compostas, ou seja, laranja, verde e lilás. São portanto seis cores, três básicas e três compostas que, se levarmos em consideração que elas são irradiadas e refletidas, teremos doze fachos de luzes coloridas. São doze os signos do zodíaco.
Se cada irradiação corresponde a um signo, o reflexo corresponde ao signo oposto. Assim, temos 6 eixos envolvendo os 12 signos. Os eixos são:
Primeiro eixo – Áries – Libra (Vermelho)
Segundo eixo – Touro – Escorpião (Laranja)
Terceiro eixo – Gêmeos – Sagitário ( Amarelo)
Quarto eixo – Câncer – Capricórnio ( Verde)
Quinto eixo – Leão – Aquário ( Azul)
Sexto eixo – Virgo – Peixes ( Lilás)
A partir deste estudo da luz, sombra e cores, Emy concluiu que a astrologia não é um fenômeno originado nas constelações, que influem sobre a Terra e os homens. Astrologia é o estudo da vida universal, sob todas as formas, concreta ou abstrata, mas una em sua essência.
A titulo de ilustração, transcrevemos parte da interpretação de Emma para o primeiro eixo: Áries – Libra, contida no livro “Luz e Sombra”. (Ensinamentos completos dos 6 eixos no livro “Luz e Sombra”).
Primeiro eixo – Áries – Libra
Áries : Verdade/ Eu sou / Energia / Ação / Iniciativa / Independência
Libra: Justiça / “Tu és” / Harmonia / Meditação / Coordenação / Cooperação
Áries é o signo da liderança e todo homem nascido sob o signo de Áries e destinado a ser líder, precisa primeiro desenvolver o eu, a própria personalidade, sua independência. Para isso ele usará sua energia. Mas terá de passar pelas lutas da imposição e as conseqüências de sua agressividade, até compreender a necessidade dos outros. Somente após estas lutas ele se tornará um líder, usando sua energia para o bem da coletividade e harmonia cósmica.
Se o nascido em Áries mantiver o senso da medida, obedecendo sempre a vontade dos outros, nunca desenvolverá sua personalidade de líder.
Por outro lado, quem apenas defende a harmonia, a beleza e a elegância, sem tomar a iniciativa, usando energia e ação, não realizará nada. O homem é Áries, a Humanidade é Balança. Não existe independência sem cooperação.
Em direção da Harmonia Cósmica
Emma afirma que a perfeição esta em cada ser, mas todos devem passar pelo crescimento ininterrupto da vida, com seus períodos de apodrecimento aparente, de acre e amargo, até chegar a ser doce. Esse é o fruto. Esse é o objetivo.
Vida é luz irradiando de tudo que existe; concreto, abstrato, pedra, célula, aglomerado, planeta, homem, palavra, pensamento, obra ou conhecimento. Onde há vida, há esta irradiação de energia, formando uma esfera magnética que atrai e impele. Essa esfera, sendo originada na Luz, é vida interna e forma o mesmo espectro. O espectro, igual em todas as formas, prova que a essência da vida é una.
A astrologia já sabia há milênios que o espectro ao redor do Sol, da Terra e do homem é o mesmo. Hoje a biologia afirma o mesmo sobre o biomagnetismo: a frequência eletromagnética ao redor do Sol, da Terra e do homem é idêntica. Assim, a biologia confirma esse saber antiqüissímo e explica, em termos científicos, aquilo que as religiões chamam de onipresença ou princípio vital que anima o universo.
Tudo caminha em direção de uma harmonia cósmica. O homem deve apenas tomar consciência desse fenômeno e facilitar a evolução. Esse trabalho de conscientização é uma das principais tarefas da astrologia.
OS ENSINAMENTOS COMPLETOS DOS 6 EIXOS ESTÃO CONTIDOS NO LIVRO “LUZ E SOMBRA”